20/07/2015

Resenha da Semana: Simplesmente Acontece (Editora Novo Conceito)

| | |

Bom dia, pessoal! Tudo bem com vocês? Inicia-se hoje um novo ''quadro'' aqui no blog, chamado: RESENHA DA SEMANA. e ir postando para vocês aqui no blog! Lembrando que eu sempre vou deixar o lugar onde você pode adquirir o seu exemplar.

Título: Simplesmente Acontece
Título Original: Love, Rosie
Livro Único.
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 448
Ano: 2014
Saiba mais: Skoob
Comprar: Saraiva // Fnac 

Sinopse: Simplesmente Acontece (originalmente Love, Rosie) apareceu para muitas pessoas da faixa etária de acordo com a divulgação do filme que leva o mesmo nome - no inglês e no português - e que tem como elenco principal Lily Collins (de Os Instrumentos Mortais) e Sam Claiff (De Joogos Vorazes). Porém, estamos aqui para falar do livro que fora lançado que é escrito pela autora Cecilia Ahern (Autora de P.S. Eu Te Amo). Aqui no Brasil, ele foi traduzido pela Editora Nova Conceito como eu já comentei logo no início dessa postagem aqui no blog. Ele foi escolhido como primeiro livro para a ''Resenha da Semana'' porque eu acabei ganhando em um sorteio do Facebook que participei. Primeiramente, confira a Nota do Editor, que foi um dos pontos principais para continuar a leitura da obra:

''Nota do Editor
Optamos por manter, na tradução, a linguagem mais espontânea possível na comunicação entre os personagens. Isso implica, em muitos caso,s a presença de erros gramaticais nas conversas - especialmente quando as mensagem são trocadas entre crianças.
Você notará, por exemplo, que Alex costuma escrever ''cei'' em vez de ''sei''. Se esse tipo de erro tivesse sido corrigido durante a revisão, a história perderia muito da sua naturalidade... e perderia um pouco de sentido, também.


Boa leitura!''



Depois dessa Nota do Editor, com certeza você ficou curioso. Certo? Falarei um pouco mais sobre essa parte: A nota da primeira página do livro é que de acordo com o crescimento dos personagens principais, vamos notar a mudança de suas escritas. Na onda da nossa geração, Simplesmente Acontece é outro dos (muitos livros) que a escrita é feita por meio de mensagens, e-mails, cartas e cartões postais. Notamos que Rosie e Sam são muito pequenos e ainda brincam com as palavras (e seus erros ortográficos) e logo nos primeiros capítulos, o que torna de alguma maneira, fácil para que posamos entender e visualizar a troca de comunicação dos personagens. Esse com certeza foi um ponto chave para a editora: Manter os erros ortográficos para que o leitor consiga entender a história e acompanhe todo o crescimento dos melhores amigos.

Outra coisa importante precisa ser mencionada, esse livro não é escrito da maneira habitual dos livros e eu acredito que seja o primeiro desde modelo da autora. É uma novidade para mim que eu demorei para me habituar e confesso não estar gostando muito. Porém, a nova moda de livros juvenis (esse não é o primeiro que vejo dessa maneira) é que a comunicação entre personagens é feita por meio de cartas, e-mails, cartões postais, chats e derivados. É muito estranho não saber todas as características dos personagens. Ao mesmo tempo que é bom, porque você pode imaginar o personagem e também o local onde ele está - já que as descrições dos locais são muito vagas) do jeito que você quiser!

A parte que eu mais gostei (sendo assim a minha parte preferida do livro) é o ''Epílogo''. Justamente porque a autora fugiu do modo como eu estava me referindo no parágrafo anterior e eu consegui visualizar a cena por completo, sem a autora ter colocado muitos detalhes para todo o acontecimento mega importante para a história, porém, pela segunda ou terceira vez durante a leitura do livro eu consegui visualizar a cena completa, como se o casal com uma idade avança estivessem na minha frente. Uma verdade cena de filme! 

Com certeza esse foi um fator surpresa que fez com que valesse a pena ter continuado a leitura, além do enredo em si da história que é bem diferente do que eu estava lendo anteriormente. Em Simplesmente Acontece temos a pitada certa de romance, aventura e comédia.


Uma confissão antes de dar tchau: Confesso que eu tenho um pouco de Rosie dentro de mim, em um momento da leitura percebi que estou passando pelas mesmas crises que a personagem passou (menos a parte da gravidez, por favor!) por conta de emprego, quase terminando a faculdade e o pensamento de estar sempre atrás do meus amigos ou familiares, por pensar e viver de uma maneira diferente das outras pessoas. 


Então, de certo modo este livro me mostrou que todos passamos por dificuldade dentro de si mesmos durante a vida. Que pessoas vem e vão e os amores, também. 

Espero ansiosamente ter um tempinho para assistir o filme (com a maravilhosa Lily Collins) e quem sabe voltar aqui no blog com um feedback para vocês, certo?
Um beijo e até a próxima resenha! xx 


PS: Mande a sua pergunta para o @thelovelyreemg com o #ASKREE ou comente no vídeo


Me siga nas redes sociais!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

  • Página Inicial
  • Sobre
  • Anunciantes
  • Contato
  • Resenhas de Livros
  • Parceiros